Como ser um Advogado Empreendedor (5 Dicas Infalíveis)

Em tempos onde o mercado está cada dia mais concorrido, é de suma importância que os advogados se diferenciem, para ganhar destaque.

Mas, você pode estar se perguntando qual a melhor maneira de fazer isso, não é mesmo?

Como são inúmeras as estratégias, não podemos dizer que essa é a melhor opção, mas podemos garantir que o retorno de se tornar um advogado empreendedor é certeiro.

 

Por que se tornar um empreendedor?

Sair de uma faculdade e entrar no mercado de trabalho é sempre uma questão complicada para os novos advogados.

A pouca experiência e a grande concorrência, faz com que a missão de ser um advogado bem sucedido não seja tão simples quanto parece.

Por isso, é inegável que para se destacar, é necessário buscar alternativas e estratégias inovadoras, como se tornar um empreendedor, por exemplo.

Abrindo o próprio escritório, é possível seguir seus ideais e trabalhar na sua linha de raciocínio e na área de sua preferência.

Se especializar e trabalhar no meio de seu interesse ou aplicar sua próprias estratégias de marketing jurídico, são motivações que levam muitos advogados a se tornarem empreendedores.

 

Quais as características de um advogado empreendedor?

Apesar de parecer ser um ótima opção, abrir um escritório de advocacia não é tão simples quanto parece e não são todos os advogados que tem aptidão para fazer isso.

Para te guiar e ajudar a mostrar se você tem ou não o perfil ideal, nós listamos algumas características que servem como dicas, para que você tome a decisão correta.

 

Ser um Líder

Por todo lado nós encontramos pessoas que querem ser seus “próprios chefes”, independentemente do mercado e do segmento.

Mas, quem é empresário sabe que muitas vezes, ter que dar ordens ou liderar um grupo de funcionários pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada e adversa.

Para conseguir manter todos comprometidos e motivados, é necessário:

  • Ter pulso firme;
  • Ser sensível;
  • Saber se comunicar;
  • Passar confiança;
  • Ser um exemplo dentro do escritório.

 

Ser Visionário

Com o avanço da tecnologia e da internet, o mercado se tornou um espaço onde as mudanças acontecem instantaneamente. O que era novidade ontem, amanhã já pode estar defasado.

Por isso, um empreendedor tem de estar sempre com a mente aberta e a visão ampla, para conseguir premeditar tendências e adaptar antes que seus concorrentes tomem seu espaço.

Estratégias de marketing digital jurídico com o uso de Facebook e Instagram, por exemplo, há algum tempo atrás, muitoS diziam que não tinha relação com escritórios de advocacia., por exemplo, há algum tempo atrás, muitoS diziam que não tinha relação com escritórios de advocacia.

Hoje em dia quem pensa assim possivelmente está ficando para trás. Ou seja, é necessário estar aberto à novas oportunidades e fazer com que elas sejam suas maiores aliadas.

 

Ter Competência Técnica

Outra qualidade fundamental para um advogado que quer se tornar um empreendedor, é sua competência técnica. Ou seja, é necessário que ele tenha amplo domínio de métodos, técnicas e processos do direito.

Pensando nas novas tendências do mercado, é de suma importância estar por dentro das Criar um site que gerem ações de marketing e publicidade no meio jurídico.

Habilidades como:

Podem ser diferenciais importantes para que um empreendedor consiga fazer com que seu escritório ganhe mais força no mercado.

 

Saber trabalhar estratégias

Para que seja possível encontrar caminhos diferentes e de todo modo conseguir atingir os objetivos e metas, é fundamental que o advogado saiba pensar e trabalhar de maneira estratégica.

Exemplos práticos de como ser um bom estrategista são:

  • Pensar sempre à frente

Esteja atento aos mínimos detalhes, isso permitirá que você esteja um passo à frente dos concorrentes;

 

  • Reconhecer suas emoções

Claro que devemos ser sempre racionais, mas muitas vezes devemos ouvir a nossa intuição;

 

  • Manter o foco

Sempre trabalhe trilhando o caminho das metas que foram impostas, o foco e a determinação se levaram até o seu objetivo;

 

  • Estar aberto para novidades

Seja flexível e adapte-se. Muitas vezes nos deparamos com problemas aparentemente sem solução. Então saiba a hora de se abrir à novas opiniões e conceitos;

 

  • Estimular a criatividade

Em um mercado onde a concorrência está muito próxima e muitas vezes com qualidades parecidas, ser criativo e trabalhar o “diferente” pode ser o caminho para o sucesso.

 

Possuir inteligência comportamental

Um bom empreendedor tem em mente que deve trabalhar para levar o seu escritório até o destino final, sem que seja levado por outros caminhos.

Ser otimista e perseverante, além de sempre valorizar o trabalho de seu funcionários, são diferenciais que podem manter as relações internas de seu escritório na melhor das condições para se trabalhar.

Estudos apontam que alguns traços comuns de empreendedores são:

  • Concentração;
  • Persistência;
  • Autoconfiança;
  • Independência;
  • Coragem;
  • Persuasão;
  • Superação;
  • E comprometimento.

 

Conclusão

Depois de todo esse conteúdo direcionado para a formação de um advogado empreendedor, foi possível ter uma visão de quem tem ou não tem aptidão para seguir esse caminho.

Caso você já tenha o seu próprio escritório de advocacia, você pode fazer um consulta de CNPJ e verificar a situação da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *