Saiba como funciona a devolução de produtos: entenda o que diz a lei

Como funciona a devolução de produtos

A devolução de produtos pode acontecer tanto em lojas físicas quanto online, para evitar estresse ou a perda dos seus direitos é necessário entender o que está na lei. 

Além disso, também é importante que você enquanto comerciante saiba exatamente como a devolução de produtos deve funcionar. 

Para que isso seja possível, preparamos um artigo completo com todas as informações necessárias sobre como a devolução de produtos deve funcionar.

Continue lendo para saber mais!

Quando a empresa é obrigada a fazer a troca?

A legislação do Brasil prevê que o comerciante é obrigado a trocar o produto quando este apresentar falha ou defeito.

O cliente pode identificar esses defeitos com grande facilidade, como, por exemplo, uma companhia com a sua carcaça quebrada. 

Também podem ser ocultos e internos, fazendo com que o cliente tenha dificuldade do porquê o produto não está funcionando. 

image sobre devolução de produtos

Já no caso do comércio da moda, a loja é obrigada a fazer a troca quando a roupa apresentar defeitos ou falha na qualidade, tais como, peças mal costuradas. 

Conheça o prazo para realizar a troca

Importante ressaltar que o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 26, ressalta que o prazo de reclamação de defeitos de mercadorias não duráveis (alimentos e bebidas) é de 30 dias. 

Já para produtos e bens duráveis, como, por exemplo, eletrônicos e eletro doméstico, os clientes possuem até 90 dias para fazer alguma reclamação. 

Uma grande dúvida que as maiorias dos consumidores possuem em relação aos prazos citados acima, é a partir de quando eles começam a valer?

Segundo a legislação, no caso de defeitos que são aparentes, ou seja, de fácil percepção. O prazo para troca começa a contar a partir da data de entrega do produto. 

Outra possibilidade para realizar a troca é quando existe algum defeito, porém, ele é oculto ou interno. 

Nesta situação, o prazo de troca começa a valer quando por algum motivo o seu produto apresente falha que inviabilize o uso, é necessário apresentar a sua reclamação. 

Lembre-se sempre de considerar a garantia do produto para solicitar a troca. 

Se a troca não for feita em 30 dias, o que fazer? 

Quando a troca não é feita em trinta dias, a lei permite que o cliente tenha outras opções, como: 

  • Substituição do produto por outro igual ou similar;
  • Estorno do valor pago pelo produto: assim que a loja receber o produto com defeito e o cliente optar pelo estorno, esse pagamento deve ser imediato. 

Caso o produto volte da assistência com o mesmo ou novos defeitos, o consumidor pode pedir outro produto, ou a restituição do valor que foi pago. 

Essas regras valem também para compras realizadas no e-commerce. 

Como funciona a troca em mostruário ou saldão?

A legislação prevê que produtos usados, mostruários ou saldões possuem garantia legal, desde que o comerciante descreva com detalhes os possíveis defeitos ou qualquer avaria que o produto possa ter. 

Direito de arrependimento

Em qualquer compra o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 49, legitima o Direito de Arrependimento, determinando com um prazo de até 7 dias corridos. 

Essa norma vale para compras realizadas fora e dentro do ambiente comercial, tais como lojas físicas ou comercial. 

Na situação de se arrepender da compra, o valor pago pelo produto deve ser estornado, além das despesas com logísticas serem custeadas totalmente pela empresa. 

Deve haver transparência para com o consumidor

Para que as compras sejam regulares, dentro direito do consumidor, o artigo 5, define que as lojas virtuais devem informar quais são as possibilidades para que o direito de arrependimento seja comprido.

Para que esta lei seja cumprida, o lojista precisa informar como funciona os seus procedimentos de devolução e o direito de arrependimento do consumidor. 

Dicas para montar a sua política de mercadorias online

Empresários de diversos ramos possuem preocupações em cumprir os seus deveres como os contidos na Lei nº 7.926/2013. 

Para evitar dor de cabeça com a troca de produtos, especialistas no assunto recomendam que as empresas criem uma política de troca e devolução de produtos

Imagem que remete a devolução de produtos

Através dessa estratégia os colaboradores e clientes terão acesso a todas as informações necessárias para compreender como a troca pode ser feita. 

Logo, para colocar essa estratégia em prática é necessário pensar juntamente a área de marketing formas de divulgar a política. Seja por meio de link, comunicados no site, prezando sempre pela transparência. 

O que fazer quando o direito de devolução não for cumprido

Caso o comerciante não cumpra com as suas obrigações, você poderá acionar os órgãos responsáveis. 

O principal órgão que regulamenta as relações de consumidor e cliente é Procon. Seu principal objetivo é garantir que nenhuma parte da relação de consumo saia prejudicado. 

Art. 5°. Para a execução da política Nacional das Relações de Consumo, contará o poder público com os seguintes instrumentos, entre outros.

Outra possibilidade para que os clientes possam recorrer e lutar pelos seus direitos, é a plataforma Reclame Aqui.

Imagem representa cliente tentando valer o direito de devolução de produtos

Este é um recurso independente que atua como canal de comunicação entre empresas e clientes. 

Devido à facilidade de uso da plataforma, 92% dos consumidores usam o site para verificar qual a reputação das empresas que desejem realizar a compra. 

Se o seu direito for impedido pelas empresas, você deverá procurar um advogado especializado em direito do consumidor para encontrar uma forma legal de ocorrer o cumprimento.

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