Mês do Orgulho LGBTQIAP+: conheça os direitos e conquistas do movimento

LGBTQIAP+ tudo que você precisa saber

O mês de junho é bastante esperado pela comunidade LGBT+, pois é dedicado às comemorações do orgulho LGBTQIAP+. 

Para celebrar e relembrar a luta da comunidade, o mês de junho reserva festividades e postagens nas redes sociais para conscientizar as pessoas sobre o assunto. 

Além disso, a bandeira colorida com cores que evocam um arco-íris é um símbolo significativo da comunidade LGBTQIAP+. Consequentemente, essas cores ficam em evidência no mês de junho.

Agora chegou o momento de compreender o porquê essa data é tão importante para a comunidade, e quais foram os direitos conquistados ao longo dos anos. 

Continue a leitura para saber mais!

Entenda o significado do mês do orgulho LGBTQIAP+

Como dito anteriormente, o mês de junho é reservado a celebração das lutas e conquistas da comunidade LGBT+. 

No mundo todo o mês de junho é marcado por celebrações, tendo como principal características as cores da bandeira LGBTQIAP+ que remetem ao arco-íris. 

A data oficial das comemorações é o dia 28 de junho, que se tornou uma data histórica, devido à operação policial em Nova Iorque, que resultou em protestos e pressões. 

 LGBTQIAP+ - imagem da parada em São Paulo

A partir desse acontecimento o movimento LGBT+ ganhou ainda mais destaque e força nos Estados Unidos e no mundo. 

Qual o significado da sigla LGBTQIAP+

Muitas pessoas têm dúvida do significado da sigla LGBTQIAP+, tudo isso devido ao tamanho e do tanto de letras diferentes. 

Mas, fique calmo, pois não é nada complexo. Primeiramente é importante compreender como se deu a escolha de cada letra. 

Ao longo dos anos a denominação para a comunidade LGBT+ foi se alterando, pois o seu principal objetivo é incluir todas as pessoas que não se identificam com o gênero hétero. 

Primeiramente o movimento começou a ser chamado de Movimento Homossexual Brasileiro (MHB), essa denominação representava o grupo que era formado majoritariamente por homens gays.

Devido à pressão de mulheres lésbicas, a sigla foi alterada para (MGL) Movimento de Gays e Lésbicas.

 LGBTQIAP+

Os anos se passaram e a população transgênero foi incluída no movimento. Logo depois foram incluídos os grupos de pessoas transexuais e bissexuais. Dessa forma, foi possível formar as primeiras iniciais do movimento GLBT.

Com a I Conferência Nacional GLBT (2008), a ordem das letras foram alteradas e passou a ser conhecida como LGBT, para que assim fosse dada mais visibilidade às mulheres lésbicas. 

Mais tarde, foram adicionadas novas letras, e assim temos a sigla que conhecemos atualmente LGBTQIAP+. Confira o significado de cada letra:

  • Lésbicas – mulheres que se relacionam com pessoas do mesmo gênero.
  • Gays – homens que se relacionam com pessoas do mesmo gênero.
  • Bissexuais – homens e mulheres que se relacionam com pessoas de gêneros diferentes.
  • Travestis e Transexuais – pessoas que se identificam com uma identidade de gênero diferente da qual receberam quando nasceram.
  • Queer – é um termo guarda-chuva, utilizado para descrever a ampla variedade de identidades sexuais e de gênero.
  • Intersexos – pessoas que nascem com sexo não claramente definidos e outras identidades sexuais e de gênero.
  • Assexuais – pessoas que não sentem atração sexual.
  • Pansexuais – pessoas que sentem atração por todas as identidades de gênero e sexuais.
  • + Outras identidades que podem surgir, mas que não estão na sigla.

Confira um resumo do início do movimento LGBTQIAP+?

O movimento da comunidade se início nos anos 60, nos Estados Unidos, onde a homossexualidade era vista como um transtorno mental ou doença. 

Além disso, as leis eram extremamente rígidas contra os grupos pertencentes a comunidade LGBTQIAP+, isso incluía negar os direitos básicos desta população. 

As condições de exclusão e repressão à comunidade eram tão diversas que bares que acolhiam o público LGBT+ eram proibidos de vender bebidas alcoólicas.

Para garantir o cumprimento dessa restrição, as autoridades frequentemente realizavam operações neste estabelecimento, também ocorria a prisão dessas pessoas, com a justificativa de “má conduta”.

Visando reivindicar pelos direitos básicos que eram suprimidos da comunidade LGBT+, no dia 28 de junho de 1969, a polícia encontrou resistência dos frequentadores dos bares. 

Essa data marcou o início da luta da comunidade LGBTQIAP+  nos Estado Unidos, tendo grande aderência do mundo inteiro. 

>> Saiba o que é ESG, princípios e benefícios para empresas. 

Histórico do movimento LGBTQIAP+ no Brasil?

Já no Brasil o movimento LGBTQIAP+ se destacou após a formação do grupo SOMOS em São Paulo. 

Inicialmente o grupo começou promovendo debates relevantes sobre a temática da homossexualidade. 

Com a grande repercussão e a importância de debater sobre a situação da comunidade LGBT+ no Brasil, o movimento se desenvolveu e espalhou pelo Brasil inteiro. 

Fator este que contribuiu para a comunidade tivesse a visibilidade que tem hoje no Brasil.

Confira agora quais foram os benefícios que o movimento LGBTQIAP+ conquistou ao longo dos anos. 

>> Confira o nosso artigo sobre direitos humanos. 

Conquistas do movimento LGBTQIAP+ no Brasil

1. Descriminalização da homossexualidade 

Segundo dados, até o ano 2015, no Brasil era considerado crime ser homossexual no regime militar. 

Após a aprovação da ADPF291, essa norma foi retirada, tendo em vista que o âmbito militar também deve seguir a Lei do Direito à liberdade de orientação sexual. 

2. Possibilidade de realizar união estável

Segundo a Constituição Federal, o artigo 5 reforça que todos os cidadãos são iguais perante a Lei, entretanto pessoas da comunidade LGBTQIAP+ não poderiam ter união estável.

No ano de 2011, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que qualquer cartório deve respeitar e não descriminalizar pessoas em detrimento da sua orientação sexual.

Portanto, hoje é permitido que o casamento civil ou união estável possa acontecer livremente.

3. Direito à adoção

A partir da sanção do Supremo Tribunal Federal, os direitos de famílias também passaram a incluir famílias homoafetivas. 

Logo, também se tornou possível que a comunidade LGBTQIAP+ pudesse adotar. A lei ainda ressalta que esse público não deve sofrer nenhum tipo de preconceito ou qualquer exigência além das tradicionais. 

Apesar desse direito ser uma grande conquista para a comunidade, ainda hoje, ele não é plenamente cumprido. 

Muitos casais ainda encontram dificuldades no processo de adoção e relatam preconceito por parte do judiciário. 

4. Registro de dupla maternidade ou paternidade

Outra conquista, é o registro de dupla maternidade ou paternidade, esse direito permite que pais do mesmo sexo tenham o sue nome na certidão assim como os casais héteros. 

5. Direito ao uso do nome social

O nome social é um dos direitos mais celebrados pela comunidade LGBTQIAP+, tendo em vista que essa é uma forma de fortalecer a dignidade da comunidade, para isso eles podem ser chamados conforme a sua escolha de nome. 

O direito ao nome social está sendo implementado na maioria das cidades brasileiras, além disso, instituições de ensino também já estão emitindo documentos com o nome social. 

>> Conheça a melhor agência de marketing jurídico do Brasil.

Por que é importante celebrar o mês do orgulho LGBTQIAP+?

Agora que você já sabe como aconteceu a luta da comunidade e as conquistas que tiveram ao longo dos anos.  Por isso, é relevante compreender a importância de celebrar o mês do orgulho LGBTQIAP+. 

Em primeiro lugar, o mês do orgulho é um momento dedicado para reconhecer e celebrar a diversidade, a igualdade dos direitos para todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, seja qual for a sua identidade de gênero. 

É uma oportunidade para promover a inclusão e o respeito por todas as pessoas LGBTQIAP+.

Sendo o principal objetivo do mês de junho destacar as lutas e reconhecer o progresso que tem sido feito, enquanto incentiva a luta contínua por uma sociedade mais justa e inclusiva.

 LGBTQIAP+

Desse modo, ao levantar a bandeira do orgulho LGBTQIAP+ e compartilhar histórias e experiências, a comunidade LGBTQIAP+ ajuda no combate de estereótipos prejudiciais e atitudes homofóbicas e trans fóbicas contra comunidade. 

A celebração do mês do orgulho é uma oportunidade para educar e conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito e da igualdade para todas as pessoas, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

>> Confira o nosso artigo sobre como funciona a devolução de produtos. 

Além disso, o mês do orgulho também oferece um senso de pertencimento e apoio para aqueles que se identificam como LGBTQIAP+. 

É um momento para reunir a comunidade, celebrar suas identidades e fortalecer os laços de solidariedade.

 

Tendo em vista, que muitas vezes, as pessoas LGBTQIAP+ enfrentam desafios como o isolamento, a percepção e o estigma, e o mês do orgulho proporciona um ambiente de apoio e compreensão.

Em resumo, é importante celebrar o mês do orgulho LGBTQIAP+ para promover a igualdade, combater a discriminação, aumentar a visibilidade e criar um senso de comunidade. 

Essa celebração nos lembra que todos merecem ser respeitados e amados por quem são, independentemente de sua orientação sexual ou identidade de gênero.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o Blog do Meu Vade Mecum Online e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *