8 Melhores Práticas para a Gestão de Escritório de Advocacia

A cada dia que passa, é possível ver com mais clareza quanto o mercado de advocacia fica mais competitivo com a entrada dos novos advogados.

Sendo assim, se destacar nesse cenário se torna fundamental, não é mesmo? E para conseguir se diferenciar e sair na frente dos demais, muitos optam por se tornarem advogados empreendedores, abrindo seu próprio escritório.

Isso pode ser uma vantagem, mas requer muito trabalho duro e empenho para que seja possível se manter em alta em um mercado tão competitivo.

Por isso, te mostraremos 8 práticas importantíssimas para realizar uma boa gestão de escritório de advocacia e sair na frente dos seus concorrentes.

 

#1 Nicho de Atuação

Antes de traçar suas estratégias ou até mesmo antes de abrir o escritório, é importante definir o público que deseja atingir, ou seja, delimitar qual será a área de atuação do seu escritório.

Para definir isso é importante levar em conta as áreas que você tem mais intimidade e interesse, além de realizar uma análise ou pesquisa de mercado, para poder encontrar oportunidades de crescer dentro dele.

Se você conseguir conciliar seus conhecimentos e habilidades às oportunidades oferecidas pelo momento em que o mercado se encontra, as chances de se destacar e conseguir se assegurar no mercado são grandes, contanto que você se empenhe para chegar lá.

Mas, falando dessa maneira pode parecer que definir o nicho é uma missão fácil. Mas na prática não é tão simples assim.

Para te ajudar nessa escolha, trouxemos alguns exemplos de possíveis áreas de atuação, veja:

  • Direito Comercial;
  • Direito de Família;
  • Direito Previdenciário;
  • Direito Trabalhista;
  • Direito Penal;
  • Direito Ambiental;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Contratual;
  • Direito do Consumidor;
  • Entre outros.

 

#2 Marketing Jurídico Digital

Apesar de muita gente pensar que marketing digital é uma maneira muito informal de propagar sua imagem, a nova tendência de consumo de conteúdo das pessoas vem provando o contrário.

A maioria das pessoas possui um celular ou no mínimo tem acesso frequente à internet, o que faz dela, um ótimo meio para captar clientes na advocacia.

Os conteúdos são atualizados constantemente e divulgados de diversas maneiras diferentes, seja por foto, vídeo, enquetes ou textos, o que importa é se fazer presente e ser lembrado.

Por isso, é necessário estar presente no mundo digital, independentemente do mercado de atuação. Principalmente quando falamos de escritórios de advocacia.

Produzir conteúdos, divulgar novidades e artigos e estar próximo dos clientes, pode ser o caminho mais fácil para aumentar a credibilidade e ganhar força para enfrentar as adversidades do mercado.

Algumas das estratégias do marketing jurídico digital que são essenciais para melhorar a visibilidade e a gestão de escritório de advocacia são:

  • Criar um site;
  • Possuir um blog;
  • Produzir guest posts;
  • Trabalhar dentro das regras da OAB;
  • Estar presente nas redes sociais;
  • Utilizar recursos interativos;
  • Trabalhar o SEO;
  • Realizar e-mail marketing;
  • E impulsionar os conteúdos.

 

#3 Treinamento dos Funcionários

Não adianta ter a definição de mercado e boas estratégias de marketing jurídico traçadas ou até mesmo aplicadas, sendo que os seus funcionários não tem treino e preparo para lidar com essas inovações.

Por isso, todos os funcionários e colaboradores, desde o mais alto no nível de hierarquia, até o mais novo estagiário, devem estar sempre por dentro das novidades e soluções que o escritório decide trabalhar.

Dessa maneira, todos podem extrair o máximo de conhecimento e consequentemente agregar para o crescimento e gestão de escritório de advocacia.

 

#4 Manutenção da Qualidade

Quanto maior a cartela de clientes, mais difícil fica realizar a gestão de escritório de advocacia, são muitos clientes com interesses e soluções diferentes, dificultando a manutenção do padrão.

Mas isso não pode acontecer, possuir um padrão de atendimento, produção e entrega é fundamental para que o escritório possa manter os seus serviços com a melhor qualidade possível, para que a credibilidade aumente e a clientela fique sempre satisfeita.

 

#5 Compliance

O compliance consiste no ato ou procedimento que assegura o cumprimento das normas reguladoras do mercado. Ou seja, estratégias traçadas para manter os mecanismos internos de acordo com as normas da OAB.

Apesar de ser um termo novo para algumas pessoas que atuam no mercado jurídico, o compliance já se faz necessário para que os escritórios possam manter seus números em ordem, com toda responsabilidade e transparência.

Um bom exemplo de compliance na prática, pode ser a criação de um estatuto de normas internas, dessa maneira os problemas podem ser debatidos e solucionados da melhor maneira possível.

O compliance é baseado por:

  • Transparência interna e externa;
  • Responsabilidade social;
  • Gestão empresarial através da ética;
  • Proteção dos consumidores ou acionistas.

 

#6 Gestão Financeira

A base para o sucesso de qualquer empreendimento passa por uma boa gestão financeira, e no mercado jurídico não seria diferente. É fundamental ter controle de todos os custos, sejam eles fixos ou variáveis.

Todas as ações financeiras que envolvem o nome do seu escritório devem ser analisadas, contabilizadas e principalmente registradas, para que seja possível manter a saúde financeira do escritório.

Muitos escritórios giram bastante dinheiro e nem sempre o dono ou diretor tem tempo para ter controle de todas as ações, por isso, é necessário ter uma pessoa com conhecimentos e de confiança na sua contabilidade.

 

#7 ROI

O Retorno Sobre o Investimento, ou apenas ROI é um KPI utilizado para que empresas tenham a resposta sobre seus investimentos, lucros e déficits.

Através da aplicação dessa fórmula, é possível descobrir quais são as ações e estratégias que se mostram mais rentáveis e podem ser priorizadas sem medo de um retorno negativo.

O cálculo para encontrar esse número é simples:

RO – VI / VI

RO =  Retorno Obtido

VI = Valor Total Investido

Dessa maneira, é possível manter as contas em ordem,  e ainda realizar toda a gestão de escritório de advocacia.

 

#8 Customer Succsess

Para que a credibilidade do seu escritório possa ser mantida e os seus serviços possam ganhar indicações de clientes atuais, é fundamental manter os clientes satisfeitos, principalmente depois de contratarem um serviço.

Essa ação pode ser denominada de Customer Success, ou do português, Sucesso do Cliente.Essa área é muito importante para manter uma boa relação com os clientes antigos e fazer com que eles estejam sempre satisfeitos e possam ser ouvidos quando necessário.

Todas as empresas buscam aumentar a clientela e fazem muito para aumentar a captação de clientes, mas muitas esquecem que quem ajudou o escritório a chegar onde está são os clientes antigos e eles merecem toda a atenção possível.

Divulgue informações, dê cortesias, tenha canais para que eles possam opinar ou até mesmo fazer reclamações. Essas simples atitudes valorizam os seu clientes e consequentemente, melhoram a imagem do seu escritório.

 

Conclusão

Deu para entender a importância de ter controle sobre os números e a gestão, para que o escritório consiga se firmar no mercado e mais, se destacar perante a concorrência.

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