Holding Familiar: saiba o que é e benefícios dessa prática para as famílias

Imagem que representao holding familiar

A holding familiar oferece diversos benefícios para famílias que desejam ter maior controle do seu patrimônio e colabora para evitar possíveis conflitos no momento da divisão de herança. 

Está cada vez mais comum encontrar noticiários informando que familiares de celebridades estão envolvidos em batalhas judiciais para a disputa de herança.

Esse cenário de conflitos por herança acontece quando não há um planejamento sucessório pronto. 

Dessa forma, a experiência da perda se torna ainda mais intensa devido à batalha judicial para saber quem fica com o que. 

Pensando em facilitar o processo sucessório surge a solução holding familiar que auxilia as famílias na proteção do seu patrimônio. 

Continue lendo o artigo e saiba o que é e como funciona a holding familiar, confira também os benefícios dessa estratégia.

Boa leitura!

Conceito de holding?

Para podermos compreender o conceito de holding familiar, primeiramente precisamos compreender do que se trata a holding.

O conceito de holding se refere a uma empresa que possui formas específicas de atuação. O seu principal objetivo é realizar a gestão para cuidar de outras empresas ou grupos familiares. 

Dessa forma, esse modelo de empresa consegue promover a “segurança” patrimonial, dos negócios e investimentos. 

Imagem mostra como funciona o planejamento sucessório

Devido aos benefícios desse modelo de negócio, é mais comum encontrar empresas no formato de Holding no Brasil. 

Existem dois tipos específicos de holding, confira quais são eles: 

Holding pura

O modelo de holding pura pretende a participação em outras sociedades ou empresas. 

Holding Mista

O diferencial da holding mista está na em sua participação em outras sociedades e empresas, mas com objetivos lucrativos. 

Dessa forma, o objetivo da holding mista é gerar lucro para os participantes dessa sociedade. Para que isso seja possível, eles atuam como uma ponte na gestão dos recursos financeiros das empresas. 

O que é holding familiar? 

Agora que você já compreendeu o que é holding, chegou a hora de entender o que de fato é holding familiar. 

A holding familiar é uma empresa focada nos cuidados com patrimônios de famílias. O seu propósito é garantir a conservação desse patrimônio, minimizando perdas e gastos com impostos. 

Além disso, as holdings familiar podem administrar diversos tipos de patrimônios, como, por exemplo: 

  • Propriedades urbanas e rurais;
  • Empresas de qualquer segmento e porte;
  • Investimentos financeiros;
  • Contas bancarias;
  • Automóveis.

Imagem mostra elementos do holding familiar, ou seja, patrimonios

Para que a holding familiar seja eficiente, todos os bens da família percebem a uma empresa que fará o gerenciamento desse patrimônio. 

Uma grande vantagem dessa ação é que evita os impostos com o tratamento sucessório, que normalmente tem o Imposto de Transmissão por Causa Mortis ou Doação (ITCMD).

Como funciona a holding familiar?

A holding familiar age como uma facilitadora para gerenciar da melhor forma possível os bens e patrimônios de uma família

Além disso, por meio dos conhecimentos econômicos e tributários dessas empresas, as famílias conseguem ter maior organização financeira do patrimônio e uma gestão mais eficiente quanto aos tributos e impostos que esse patrimônio gera.

Um dos fatores que contribuíram para a popularização do holding familiar no Brasil são os vários problemas que as famílias encontram no momento de sucesso. 

imagem que mostra como funciona o planejamento sucessório

Inclusive, a falta do planejamento sucessório pode levar a perda do patrimônio que acontece devido aos longos conflitos que se estendem na justiça. 

Uma curiosidade é que as holding familiar podem participar tanto de Sociedades Anônimas (S/A) quanto das limitadas (LTDA).

Esse tipo de empresa também pode ser acompanhado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Para que a holding familiar aconteça, as famílias que possuem maiores recursos financeiros, acabam optando por contratar profissionais especializados nesse tipo de negócio.

Já famílias que possuem poucos recursos preferem realizar a sua própria gestão patrimonial definindo a pessoa mais habilitada para a função. 

Entenda as diferenças de holding patrimonial e holding familiar

Quem está pesquisando sobre holding familiar, pode se deparar com o termo holding patrimonial, saiba que existem diferenças entres os conceitos. 

Uma holding patrimonial procura gerenciar patrimônios de diferentes pessoas, sejam elas da mesma família ou não.

Como dito anteriormente, uma holding familiar possui serviços específicos para lidar com o patrimônio da família. 

>> Confira o nosso guia completo sobre IRPF 2023.

Conheças os benefícios da holding familiar

Como você já percebeu ao longo do texto, citamos alguns benefícios que são bem interessantes para pessoas que se preocupam com o seu patrimônio. 

Mas, existem outros benefícios da holding familiar que valem a pena ser conhecidos, confira para saber os detalhes de cada um.

Processo sucessório menos descomplicado

Um grande benefício da holding familiar está na descomplicação do processo sucessório para as famílias que contratam este serviço. 

Normalmente, essa experiência tende a ser bem complicada para pessoas leigas, pois necessita de muitos documentos e comprovações. 

tomada de decisão mais rápido

Uma pessoa que já trabalha com holding familiar consegue entender, fazer e explicar com maior facilidade o processo sucessório. 

Maior rapidez nas tomadas de decisão

A perda de um familiar é muito doloroso para a família, e quando não há o planejamento de sucessão os familiares podem ficar perdidos e tomar decisões erradas. 

Já com uma holding familiar a tomada de decisão acontece de forma mais rápida e assertiva, o que contribui para diminuir a perda patrimonial. 

Imagem representa pessoa assinando o testamento durante o planejamento sucessório

>> Confira o nosso artigo sobre direito de família.

Evita conflitos e possíveis disputas judiciais

As brigas e desavenças por conta de heranças são mais comuns do que as pessoas imaginam. 

Além de tudo, as batalhas judiciais para disputa de herança podem se arrastar por anos no judiciário brasileiro, isso contribui para que o patrimônio perca o seu valor ao longo do tempo. 

Por meio de uma holding familiar, o seu planejamento sucessório pode acontecer ainda em vida para prevenir possíveis desentendimentos entre os familiares. 

Direito de família imagem representativa

Além disso, com a experiência dessas empresas a divisão dos bens se torna ainda mais clara e objetiva. 

Redução de tributos e impostos

Por último, e não menos importante, está o planejamento para que os impostos sejam reduzidos no momento da transferência dos bens para os herdeiros.

Esse planejamento colabora para saber quais são os possíveis impostos a serem pagos no momento da sucessão, além de encontrar caminhos que ajudem a reduzir esse pagamento. 

>> Confira o nosso artigo sobre direito do consumidor

Qual o momento para se ter uma holding familiar?

Após verificar os benefícios da holding familiar, você deve estar se perguntando: quando vale a pena aderir esse modelo de empresa?

Pense bem, pois esse é um passo avanço e necessita de investimentos. Portanto, as primeiras dicas são pensar na quantidade patrimonial da sua família. 

Lembre-se que o objetivo de uma holding familiar é evitar conflitos, caso perceba que esses conflitos podem acontecer na sua família. Sim, uma holding familiar é um bom investimento. 

>> Confira o nosso artigo e veja como acontece a fraude contra credores em 2023.

Como eu posso cuidar do meu patrimônio? 

Se você mesmo deseja realizar a sua própria gestão patrimonial, temos algumas dicas que podem fazer diferença nesse momento. 

Primeiramente, é recomendado realizar um levantamento de todo patrimônio e fazer um balanço se a situação financeira está positiva. 

Imagem mostra profissional investigando se existe possibilidade de fraude contra credores

Para que a holding familiar seja bom para todos os membros da família é importante realizar uma reunião com as pessoas envolvidas e pensar juntos o futuro da família. 

Se o plano for aprovado por todos, é recomendado procurar um profissional especializado em direito da família, pois ele entenderá melhor problemas relacionados aos tributos. 

Caso, se sinta perdido nesse processo, também é possível contratar uma assessoria jurídica especializada em direito da família. E assim, garantir um melhor processo sucessório para todos. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog do Meu Vade Mecum Online e fique por dentro das novidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *