MEU VADE MECUM ONLINE

Decretos




Decretos - 88.071, de 27.1.83 - Dispõe sobre a finalidade e a Constituição da Comissão do Serviço Militar (COSEMI), e dá outras providências.




 

Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 88.071, DE 27 DE JANEIRO DE 1983.

Revogado pelo Decreto nº 6.749, de 2009

Texto para impressão

Dispõe sobre a finalidade e a Constituição da Comissão do Serviço Militar (COSEMI), e dá outras providências.

         O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando das atribuições que lhe confere o artigo 81, itens IV e V, da Constituição,

           DECRETA:

    Art. 1º - A Comissão do Serviço Militar (COSEMI), comissão permanente, prevista no artigo 10 do Decreto nº 87.737, de 20 de outubro de 1982, destinada a assessorar a Chefia do Estado Maior das Forças Armadas, no exercício da direção geral do Serviço Militar, tem a seguinte constituição:

    I - Presidência:

    - Presidente;

    - Secretário-Executivo;

    Il - Sub-Comissões;

    III - Secretaria.

    Parágrafo único - A COSEMI, subordinada diretamente à Chefia do EMFA, é integrada por pessoal militar em serviço no EMFA e por servidores civis de seu Quadro e Tabela Permanente.

    Art. 2º - A COSEMI é presidida por um Oficial-General Subchefe do Estado-Maior das Forças Armadas, e tem como Secretário-Executivo um Capitão-de-Mar-e-Guerra ou equivalente, obrigatoriamente com o Curso de Estado-Maior de sua Força e prioritariamente, com um dos cursos da Escola Superior de Guerra, nomeado mediante portaria do Ministro de Estado Chefe do EMFA.

    Art. 3º - O funcionamento e a competência da Comissão e das unidades a que se refere o artigo 1º, bem assim as atribuições do seu Presidente e do pessoal, são estabelecidos no Regimento Interno do EMFA.

    Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogado o Decreto nº 79.167, de 25 de janeiro de 1977, e demais disposições em contrário.

    Brasília, DF, 27 de janeiro de 1983; 162º da Independência e 95º da República.

JOÃO FIGUEIREDO
Waldir de Vasconcelos

Este texto não substitui o publicado no DOU de 31.1.19803

*

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Conteudo atualizado em 25/09/2023