MEU VADE MECUM ONLINE

Decretos




Decretos - 3.210, de 14.10.99 - 3.210, de 14.10.99 Publicado no DOU de 15.10.99 Dispõe sobre a Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Comunicações Militares por Satélite - CISCOMIS, e dá outras providências.




https://static.meuvademecumonline.com.br/images/2014/09/logo22.png (4376 bytes)

Presidência da República
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO No 3.210, DE 14 DE OUTUBRO DE 1999.

Revogado pelo Decreto nº 8.741, de 2016

Texto para impressão

Dispõe sobre a Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Comunicações Militares por Satélite - CISCOMIS, e dá outras providências.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, da Constituição, e tendo em vista o disposto no art. 14, inciso V, letra "l", da Lei no 9.649, de 27 de maio de 1998, no art. 6o da Medida Provisória no 1.911-10, de 24 de setembro de 1999, e nos termos do inciso V do art. 22 do Decreto no 3.080, de 10 de junho de 1999,

DECRETA:

Art. 1o  A Comissão de Desenvolvimento do Projeto e da Implantação do Sistema de Comunicações Militares por Satélite - CISCOMIS, de caráter permanente, instituída com a finalidade de coordenar os trabalhos relativos a projeto, implantação, avaliação e acompanhamento de sistema de comunicações por satélite para atender à Estrutura Militar de Guerra, que prevê a participação combinada das Forças Singulares, passa a reger-se pelas disposições deste Decreto.

Art. 2o  A CISCOMIS é subordinada diretamente ao Ministro de Estado da Defesa.

Art. 3o  A estrutura administrativa básica da CISCOMIS é a seguinte:

I - órgão colegiado - Conselho Diretor;

II - órgão de coordenação - Coordenadoria;

III - órgão executivo - Secretaria-Executiva; e

IV - órgãos setoriais - Gerências.

Art. 4o  O Conselho Diretor é composto de um Coordenador, um Secretário-Executivo e dois representantes, Oficiais-Generais, de cada um dos Comandos Militares, que se poderão fazer acompanhar de assessores.

Art. 4o  O Conselho Diretor é composto de um Coordenador, um Secretário-Executivo, dois representantes, Oficiais-Generais de cada um dos Comandos Militares e do Subchefe de Comando e Controle do Estado-Maior de Defesa, que se poderão fazer acompanhar de assessores.(Redação dada pelo Decreto nº 3.817, de 2001)

Art. 5o  A Coordenadoria é exercida pelo Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa.

Art. 6o  A Secretaria-Executiva é exercida pelo Encarregado da Divisão de Telecomunicações do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Defesa, e as gerências, por pessoal dessa mesma Divisão.

Art. 7o  A CISCOMIS dispõe de recursos orçamentários do Ministério da Defesa em programa de trabalho específico para a implantação de comunicações interforças.

Art. 8o  Para atingir sua finalidade, a CISCOMIS deverá, dentre outras atividades:

I - providenciar projeto, especificação, aquisição e implantação de sistema de comunicações adequado às necessidades das Forças Singulares dentro da Estrutura Militar de Guerra;

II - prestar o apoio necessário para que as Forças Singulares possam operar e manter as partes do sistema sob sua responsabilidade;

III - após a implantação inicial, continuar a prestar apoio financeiro às atividades correntes, bem como providenciar a avaliação dos resultados obtidos, o acompanhamento técnico e os estudos para modernização e expansão do sistema; e

IV - na aquisição de bens e serviços, dar preferência às empresas brasileiras, ao mercado interno e à tecnologia brasileira, conforme previsto na Constituição.

Art. 9o  O Ministro de Estado da Defesa estabelecerá as normas complementares necessárias à fiel execução do disposto neste Decreto.

Art. 10.  Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 11.  Fica revogado o Decreto no 358, de 9 de dezembro de 1991.

Brasília, 14 de outubro de 1999; 178o da Independência e 111o da República.

FERNANDO HENRIQUE CARDOSO
Elcio Alvares

Este texto não substitui o publicado no DOU de 15.10.1999

 


Conteudo atualizado em 21/09/2023