MEU VADE MECUM ONLINE

Decretos




Decretos - 1.257 - Dá regulamento para o laboratorio Nacional de Analyses que funcciona na Alfandega da Capital Federal, e outras providencias.




Presidência da República
Casa Civil
Subchefia para Assuntos Jurídicos

DECRETO Nº 1.257, DE 3 DE FEVEREIRO DE 1893.

Revogado pelo Decreto de 25.4.1991

Texto para impressão

Dá regulamento para o laboratorio Nacional de Analyses que funcciona na Alfandega da Capital Federal, e outras providencias.

O Vice-Presidente da Republica dos Estados Unidos do Brazil, cumprindo o disposto no nº 2 do art. 11 da lei nº 126 B de 21 de novembro de 1892, decreta que no Laboratorio Nacional de Analyses, que funcciona na Alfandega da Capital Federal, se observe o regulamento seguinte:

Art. 1º O Laboratorio Nacional de Analyses, immediatamente subordinado ao Ministerio dos Negocios da Fazenda, é destinado na Alfandega da Capital Federal ao serviço das analyses e exames de bebidas, substanciaes alimentares, drogas e outros productos importados.

§ 1º Neste laboratorio também se procederá ás analyses e exames determinados pelo Governo, aos requisitados pela autoridade publica e aos requeridos por particulares.

§ 2º Nestas analyses poderão ser incluidas as que forem attinentes ao estudo das aguas potaveis e mineraes, das plantas indigenas, de productos industriaes e de quaesquer objectos de utilidade publica.

§ 3º As analyses requisitadas pela autoridade publica, por solicitação ou interesse de particulares, ficam sujeitas, como as requeridas por estes ultimos, ao pagamento prévio na Alfandega da Capital Federal, mediante guia subscripta pelo director do laboratorio, das taxas da tabella annexa A.

§ 4º Ainda que de uma só analyse se extraia certidão ou nota, applicavel a differentes amostras do mesmo producto, é obrigado cada apresentante ao pagamento integral da taxa respectiva.

Art. 2º As amostras dos productos importados serão remettidas ao laboratorio, para a necessaria analyse, pela Inspectoria da Alfandega da Capital Federal, com as indicações indispensaveis em talões apropriados. Attenta a urgencia do serviço, as analyses das bebidas e substancias alimentares importadas terão particularmente por fim a investigação de substancias nocivas á saude publica e na distribuição dos trabalhos terão sempre preferencia os productos importados.

§ 1º As analyses dos productos importados, remettidos ao laboratorios pela Inspectoria da Alfandega e pela autoridade sanitaria, serão sujeitas ás taxas indicadas na tabella B.

§ 2º Quando os interessados requererem analyses dos productos importados com fim especial, ficarão as mesmas analyses sujeitas ás taxas da tabella A.

Art. 3º O particular que requerer analyse entregará no laboratorio a amostra do producto com a declaração por escripto da quantidade e especie, bem assim o seu nome, profissão e residencia, si for o proprio interessado, e da pessoa em nome de quem requerer, si não o for, ou da de quem houve o producto. Indicará igualmente a especie de analyse que deseja, si qualitativa ou quantitativa.

Da amostra entregue fará o escripturario do laboratorio inscripção, sob um numero de ordem em livro de talão e ao apresentante passará recibo contendo apenas o numero da amostra.

Art. 4º Quando as analyses ou pareceres forem determinados pelo Governo, requisitados pela autoridade publica e pela Inspectoria da Alfandega, e achar o laboratorio que o producto analysado é nocivo ou falsificado, communicará os resultados ao Governo, autoridade e Inspectoria da Alfandega, com os esclarecimentos necessarios, afim de proceder como no caso couber.

Art. 5º Para cada analyse o direito fixará approximadamente o tempo necessario, podendo exigir nova amostra, si a primeira se tiver alterado.

Art. 6º Si a analyse tiver sido qualitativa, ao requerente será entregue, á vista da certidão de pagamento da taxa, a nota declaratorio de ser o producto reconhecido: bom, soffrivel, máo, nocivo ou falsificado.

Si quantitativa, paga a taxa, dar-se-ha nota com declaração do resultado da analyse.

Paragrapho unico. No talão do livro de registro das amostras será transcripto o resultado das analyses.

Art. 7º O laboratorio constará de duas secções: a primeira destinada ás analyses das bebidas e substancias alimentares, drogas e outros productos importados; a segunda, ás analyses das aguas potaveis e mineraes, productos industriaes e plantas indigenas.

Art. 8º O laboratorio terá o seguinte pessoal: um director, dous chimicos de 1ª classe, quatro chimicos de 2ª classe, quatro chimicos de 3ª classe, um escripturario, um amanuense e um conservador-porteiro.

Art. 9º O logar de director será exercido por um medico da maior competencia scientifica nos assumptos, que fazem objecto da instituição, e a respectiva nomeação feita por decreto.

§ 1º A nomeação dos chimicos, á qual precederá audiencia do director, recahirá de preferencia nos medicos e pharmaceuticos que tenham tudo um anno de pratica assidua e proveitosa no laboratorio, provada por certificado o mesmo director, e será feita, como a dos demais empregados, por titulo do ministro.

§ 2º O conservador-porteiro não entrará em exercicio sem prévia fiança no valor de 3:000$000.                (Sem efeito pela Lei nº 2.524, de 1911)

Art. 10. Ao director compete:

I. Cumprir e fazer cumprir este regulamento;

II. Corresponder-se com o Governo, dando parte ao ministro da fazenda dos factos importantes que ocorrerem no serviço a seu cargo e communicando a execução de suas ordens;

III. Solicitar a admissão de pessoal extraordinario, que poderá ser contractado na Europa, para auxiliar o laboratorio, em caso de necessidade;

IV. Corresponder-se sobre tudo quanto for concernente ao serviço com os chefes das repartições publicas;

V. Despachar diariamente o expediente, rubricar os pedidos de fornecimentos, as contas de despezas e as folhas de vencimentos dos empregados;

VI. Distribuir os trabalhos pelos chimicos segundo as exigencias do serviço, fiscalisal-os, exigindo a possivel brevidade nas analyses;

VII. Assignar os relatorios e pareceres concernentes ás analyses, procedendo por si proprio ás que por sua importancia e difficuldade exijam verificação; podendo emprehender investigações originaes, relativas aos assumptos scientificos de que se occupa o laboratorio;

VIII. Designar os empregados que deverão auxiliar a secção onerada por affluencia de trabalhos, podendo removel-os de uma para outra secção, quando o exigir o bem do serviço;

IX. Inspeccionar o trabalho dos empregados, advertil-os quando faltarem a seus deveres, suspendel-os até oito dias, communicando logo o facto ao ministro da fazenda; e, em casos graves, propôr a demissão;

X. Mandar publicar no Diario Official e nos jornaes de maior circulação desta Capital o resumo mensal das analyses executadas no laboratorio e a renda do mesmo;

XI. Apresentar no principio de cada anno ao ministro da fazenda o relatorio dos trabalhos do anno antecedente;

XII. Indicar ao ministro da fazenda, dos chimicos, o que o deve substituir em suas faltas e impedimentos;

XIII. Redigir, com a collaboração de dous chimicos alternadamente, o boletim trimensal das analyses executadas. Este boletim será impresso na Imprensa Nacional e distribuido pelos estabelecimentos publicos, nacionaes e extrangeiros, aos quaes interesse o seu conhecimento.

Art. 11. Aos chimicos incumbe proceder com todo o escrupulo ás analyses e exames, que lhes forem distribuidos, redigir os seus relatorios, collaborar na redação do boletim trimensal e substituir o director quando tiverem a competente designação.

Art. 12. O escripturario e o amanuense terão a seu cargo á escripturação do laboratorio, feita nos livros que forem precisos todos numerados e rubricados pelo director; serão responsaveis por ella e pelo archivo da repartição, incumbindo especialmente ao primeiro a organisação da folha mensal do pagamento e o balancete da receita e despeza do laboratorio e auxiliarão os chimicos na redacção do boletim trimensal.

Art. 13. O conservador-porteiro terá a seu cargo:

1º, guardar e conservar as substancias, productos e apparelhos do laboratorio;

2º, inventariar todos os objectos nelle existentes;

3º, dirigir o serviço de asseio e boa ordem do estabelecimento;

4º, solicitar do director os fornecimentos necessarios.

Fica responsavel por qualquer objecto que desapparecer ou damnificar-se fóra dos trabalhos, si não for conhecido o autor do damno.

Art. 14. E’ prohibido aos empregados do laboratorio, sob pena de demissão, ter parte em qualquer especie de commercio ou industria, que torne suspeita a sua imparcialidade ou independencia, bem assim fazer qualquer analyse por conta de particulares, fóra das condições deste regulamento.

Art. 15. O numero de serventes do laboratorio será regulado pela necessidade do serviço e pela consignação votada para as despezas do material.

Art. 16. O serviço começará ás 10 horas da manhã e terminará ás 3 da tarde e todos os dias uteis, podendo ser prorogadas as horas de trabalho em caso de urgencia, a juizo do director.

Art. 17. Os vencimentos do pessoal constarão da tabella annexa.

§ 1º Nos descontos por faltas observar-se-ha o que se tiver estabelecido com relação ao Thesouro Nacional.

Capital Federal, 3 de fevereiro de 1893, 5º da Republica.

FLORIANO PEIXOTO.
Serzedello Corrêa.

Este texto não substitui o publicado na CLBR, de 1893

TABELLA A

Taxas das analyses a que se refere o regulamento desta data

Investigação de acido salicylico nas substancias alimentares..........................

 

Idem de materias corantes de anilina, idem idem...................................................

 

Idem de um metal, idem, idem.................................................................

 

Idem de um sal, idem, idem................................................................................

 

Idem acidos mineraes, idem, idem.................................................................

8$000

Idem idem nos oleos e gorduras para lubrificar machinas................................

 

Idem de glucose e albumina na urina........................................................

 

Idem de gordura e sangue idem.............................................................................

 

Idem de pigmentos biliares idem....................................................................

 

Analyse qualitativa de calculos e concreções animaes.......................................

 

Idem idem de essencias artificiaes...................................................................

 

Idem idem de perfumarias................................................................................

 

Idem idem de saes mineraes em medicamentos..................................................

 

Idem idem de alcaloides...................................................................................

 

Idem idem de tecidos de seda, lã, algodão, etc. .....................................................

 

Determinação da densidade do leite, extracto a 95º e falsificação........................

 

Investigação de substancias extranhas na manteiga queijo, pão, farinhas diversas, massa de tomates, etc. .......................................................................................................

 

Dosagem do acido salicylico nas substancias alimentares...................................

 

Idem do cobre, idem, idem............................................................................

 

Idem do chumbo, idem, idem.........................................................................

15$000

Idem do zinco...........................................................................................

 

Idem de um sal, idem....................................................................................

 

Idem do chumbo no vazilhame estanhado.......................................................

 

Idem de um metal em mineraes.....................................................................

 

Idem do acido sulphurico nos oleos e gorduras....................................................

 

Idem do acido chlorhydrico idem, idem.............................................................

 

Idem da glucose na urina e densidade desta......................................................

 

Idem da albumina, idem...............................................................................

 

Idem da uréa, idem.........................................................................

 

Idem do acido urico, idem......................................................................

 

Idem da gordura, idem...............................................................................

 

Idem do acido phosphorico, idem.................................................................

 

Idem dos chloruretos, idem..........................................................................

 

Idem dos sulphatos, idem.........................................................................

 

Investigação de substancias toxicas ou nocivas em todas as materias alimentares, aguas mineraes artificiaes, brinquedos, papeis pintados, tapeçarias, perfumarias, etc. ....


20$000

Investigação de substancias extranhas em preparados pharmaceuticos...........................

 

Alcool (investigação dos alcools extranhos).................................................

 

Agua (analyse sob o ponto de vista de sua potabilidade, residuo total)...............

 

Assucar, glucose, melaço, mel, xaropes, licores, doces de conserva, bitter, cognac vermouth, etc. .......................................................................................

 

Café (determinação das cinzas, da chicoria, do feijão, do milho e das materias empregadas para dar-lhe brilho e augmentar-lhe o peso)..................................

20$000

Ovos (investigação das materias que servem para sua conservação)...............................

 

Productos de confeitaria e de pastelaria, frutas seccas e confeitadas, chocolate, cacáo, chá, matte, tubaras, especiarias diversas..........................................................

 

Sal de cozinha (dosagem da agua e saes extranhos).........................................

 

Extractos de carne, conservas de peixe, de carne e de leite..................................

 

Oleos comestiveis e outros.......................................................................

 

Vinagres (dosagem de seus principios essenciaes, falsificações..........................

 

Leite e creme.............................................................................................

30$000

Vinho, cerveja, cidra (dosagem dos principios mais importantes, investigação das materias corantes extranhas, metaes toxicos, falsificações)..............................

 

Pão, farinhas diversas, gorduras, manteiga, queijos (dosagem de seus principios mais importantes, falsificações).......................................................................

 

Analyse de uma planta ...............................................................................

 

Idem quantitativa de uma agua potavel ou mineral................................................

120$000

Idem idem de argilla, kaolim...........................................................................

 

Observação – As taxas das analyses de substancias, que não figuram na presente tabella, serão fixadas pelo director, com approvação do ministro da fazenda.

Capital Federal, 3 de fevereiro de 1893, 5º da Republica. – Serzedello Corrêa.

TABELLA B

Taxa das analyses dos productos importados a que se refere o regulamento desta data

Investigação de substancias nocivas nos productos alimentares, bebidas alcoolicas e outros liquidos.................................................................................

 

Analyse qualitativa de oleos comestiveis, oleos para lubrificar machinas e outras substancias graxas..............................................................................

 

Idem idem de preparados pharmaceuticos.........................................................

5$000

Dosagem de um sal, de um metal em substancias alimentares e outros productos...........

 

Exame de tecidos de seda, lã e algodão........................................................

 

Productos não classificados..................................................................

 

Analyse qualitativa de alcaloides, seus saes, e de outros compostos chimicos organicos.

2$000

Idem idem de drogas simples de origem vegetal e animal..............................

 

Idem idem de productos chimicos mineraes.......................................

1$000

Observação – As taxas das analyses de substancias, que não figuram na presente tabella, serão fixadas pelo director, com approvação do ministro da fazenda.

Capital Federal, 3 de fevereiro de 1893, 5º da Republica. – Serzedello Corrêa.

Tabella do numero, classe e vencimentos dos empregados do Laboratorio Nacional de Analyses

NUMERO DE EMPREGADOS

 

 

GRATIFICAÇÃO

TOTAL DE CADA EMPREGO

TOTAL DE CADA CLASSE

 

 

 

 

 

 

1

Director..............................

5:000$000

3:000$000

8:000$000

8:000$000

2

Chimicos de 1ª classe.........

3:200$000

1:600$000

4:800$000

9:600$000

4

» » 2ª » .......................

2:400$000

1:200$000

3:600$000

14:400$000

4

» » 3ª » .......................

2:000$000

1:000$000

3:000$000

12:000$000

1

Escripturario..........................

2:000$000

1:000$000

3:000$000

3:000$000

1

Amanuense.......................

1:200$000

600$000

1:800$000

1:800$000

1

Porteiro-conservador...........

1:600$000

800$000

2:400$000

2:400$000

 Material

Para serventes..............................................................................

2:700$000

Livros, jornaes scientificos e objectos de expediente........................................

1:000$000

Acquisição de reactivos, instrumentos e conservação destes............................

5:300$000

Consumo de gaz.................................................................................

800$000

Despezas extraordinarias e eventuaes, inclusive asseio do edificio.....................

1:000$000

 

10:800$000

Capital Federal, 3 de fevereiro de 1893, 5º da Republica. – Serzedello Corrêa.

*

 

 

 

 

 


Conteudo atualizado em 07/01/2024